Configurações Gerais

Neste tutorial, teremos uma visão de algumas das configurações de padronização geral básicas mais utilizadas na “Área restrita” do Páginas@UFSC.

Entrando em “Área Restrita” > no menu “Configurações“, veremos uma série de subopções que serão descritas a seguir, as mais utilizadas:

Geral

Nesta opção, você poderá alterar o “Título do site” e a “Descrição” (subtítulo) que foi colocado na momento da criação do site. Contém também o “Endereço de e-mail” do administrador, “Fuso horário“, “Formato de Data” e “Formato de Hora” de publicação, que aparecerão nos seus posts abaixo do título, ainda o campo “Semana começa em“, que é a configuração de quando sua semana inicia no calendário. Finalmente, o item “Idioma do site“, que seria a língua preferencial (padrão) das informações do site. Caso altere alguma dessa opções, salve-a(s) clicando no botão “Salvar alterações“.

Leitura

Nesta opção, você pode selecionar a forma de visualização padrão do seu site, tais como, se sua página inicial vai ser dinâmica ou estática, ou seja, no item “A página inicial mostra“, escolhendo “Seus posts recentes” sua página inicial será considerada dinâmica, pois conterá sempre os seus posts recentes logo na entrada, porém, caso deseje que ela tenha um conteúdo fixo, estático, você pode selecionar uma das suas páginas já criadas na caixa de seleção “Página inicial” e logo em seguida deverá escolher então em qual página os seus posts serão mostrados, na caixa de seleção “Página de posts” tendo em vista que não estarão mais na inicial. Neste último caso, você pode criar uma página vazia, por exemplo chamada “Notícias” e selecioná-la como Página de posts.
Também poderá configurar a quantidade de posts serão mostrados na página em “As páginas do blog mostram no máximo“.
Uma opção interessante é a de privacidade “Visibilidade nos mecanismos de busca“, se estiver “desmarcada” ela permite que os mecanismos de busca de portais como Google indexem o endereço do seu site nas suas buscas e caso esteja “marcada“, não permitirá essa indexação. Aconselhamos marcar essa opção enquanto o seu site estiver em construção e lembre-se de desmarcá-la ao concluí-lo. Confirme suas opções, clicando no botão “Salvar alterações“.

Google Analytics

Plugin de integração com o Google Analytics, cuja a função é disponibilizar relatórios com dados estatísticos de acesso ao seu site. Para maiores explicações, acesse o botão de “Ajuda” no canto superior direito desta página de configuração, ou também, pesquise diretamente no site do Google.