Tutorial de Uso – Carrossel

Para usar o carrossel, é necessário ativar o seguinte plugin em Ferramentas/Plugins: UFSC – Carrossel de noticias da UFSC.

Para utilizar o carrossel de maneira eficiente é necessário que todos os posts que aparecerão no carrossel pertençam a uma mesma categoria. Você pode criar uma categoria quando estiver criando ou editando o post, basta ir no box que aparece na lateral direita chamado de Categoria (1) e clicar em adicionar nova categoria (2). Deve ser uma Categoria Mãe (3).

 

Uma vez que a categoria foi criada, na página que abrigará o Carrossel você deve inserir o seguinte shortcode:

[ufsc-carrossel categoria=”<nome da categoria de post>” noticias=5 tempo=500]

Sendo:

  • categoria: É a categoria dos posts que vão aparecer no Carrossel
  • noticias: Quantidade de itens no carrossel
  • tempo: milissegundos que cada imagem vai aparecer

Esse shortcode é o que vai mostrar o carrossel na sua página. Porém, cada post precisa ter uma imagem destacada. Essa imagem não aparece dentro do post, apenas é a imagem da chamada que aparece no Carrossel. Além da imagem destacada, é necessário que você tenha marcado o post como pertencente a categoria que você escolheu para usar no Carrossel. Veja o exemplo a seguir. Primeiro eu adicionei a categoria como sendo Carrossel (1), depois adicionei uma imagem de destaque (2) e publiquei (3).

Cada post deve ter uma imagem em destaque, conforme você for adicionando mais posts dentro da categoria do carrossel, ele automaticamente vai substituindo os posts antigos pois funciona de acordo com a data da postagem.