qTranslate-X – Plugin de Idioma

Ativando o Plugin

Primeiramente, você pode ativá-lo acessando sua Área Administrativa > Plugins. Então procure na lista por qTranlsate-X e ative-o.

Adicionando Outros Idiomas

Com ele ativo, no campo Ferramentas (Settings)[1] da área administrativa, escolha Linguagens (Languages)[2]. Ali você consegue configurar o plugin, escolher quais linguagens você deseja utilizar. Para incluir uma nova linguagem ou retirar uma já ativada, escolha a ultima aba Linguagens (Languages)[3] e na lista mostrada, encontre o idioma que deseja e clique em Ativar (Enable)[4]. Veja na figura abaixo.

Tutorial qTranslate-X 1

Adicionando Menus Com Títulos Em Idiomas Diferentes.

Para adicionar títulos de menus diferentes é bem simples. Entre no menu Aparência (Appearance)[1] > Widgets[2]. Adicione o Menu Personalizado (Custom Menu)[3] arrastando-o para o Menu Principal[4] da mesma forma que era feito anteriormente. Perceba que em cima do menu principal existem botões[5] que sinalizam o idioma em que se está editando. Clicando no menu personalizado, adicione o título[6] que aparecerá na sua página, qual menu[7] você deseja que apareça e salve[8]. Agora, para adicionar um título em outro idioma basta selecionar outro botão de idioma [5] e digitar outro título para o menu[6]. Perceba que não é necessário alterar o menu[7] novamente. Mas SEMPRE salve! Menus sem título para aquele idioma aparecem em branco[9] na lista do menu principal.

Imagem demonstrativa do tutorial

Adicionando Nomes Específicos Para Páginas/Posts Dentro Dos Menus Personalizados.

Uma novidade desse plugin é que, ao contrário do antigo mqTranslate, é possível adicionar um nome diferente para cada idioma que irá aparecer dentro dos menus da sua página. Pode parecer um pouco confuso no começo, mas na verdade é bem simples. Vamos por partes. Primeiro você deve acessar o menu Aparência (Appearance)[1] > Menus[2]. Então selecione o menu que você deseja [3], e agora pode parecer um pouco confuso.

Dentro da Estrutura do Menu (Menu Structure)[4] você tem botões de todos os idiomas que você possuí habilitados na página [5]. Perceba que conforme você troca entre os botões de idioma, os retângulos de conteúdo dentro da estrutura de menu permanecem existindo. O que muda é que o nome deles mudam. Se por acaso você adicionou uma página que não tem tradução para aquele idioma selecionado, o retângulo fica em branco [6]. Isso significa que aquela página não vai aparecer no menu quando aquele idioma for selecionado pelo usuário.

Se a página/post adicionado tiver tradução, o nome muda para o título traduzido. Do mesmo modo, aquele box de onde se adicionam as páginas e posts mostram o nome das páginas que possuem título no idioma selecionado[7]. Os que não possuem tradução estão em branco naquele idioma[8].

Imagem demonstrativa do tutorial

Lembre-se de clicar em Salvar para não perder todo seu progresso!

Adicionando Nomes Em Vários Idiomas Para Uma Mesma Página/Post

Para adicionar títulos diferentes à páginas e posts, basta selecionar entre os idiomas e digitar um título diferente e corpo de texto para cada botão. Os botões funcionam da mesma maneira que nos tópicos acima.