Formulários de contato

Neste tutorial, veremos como criar “formulários de contato“, ou seja, criar um formulário onde as pessoas poderão preencher com seus dados, arquivos anexos, captcha, etc e que será enviado para um endereço de e-mail definido. Você pode criar diversos formulários que podem ser utilizados para diversas outras utilidades também, tais como: requisições de chamados, processos de seleção, entre outros usos.

Para gerenciar os seus formulários, na “Área restrita” do seu site, no menu a esquerda vá em “Contact“, lá você terá uma lista de todos os formulários já criados e tambeém poderá criar novos clicando no botão “Adicionar novo“.

1. No primeiro campo você pode definir o nome do formulário.
2. Na aba “Form” você irá definir todos os campos e opções do seu formulário, por padrão o formulário já vem com uma sugestão padrão (campos: nome, e-mail, assunto e mensagem).
3. Para adicionar mais campos basta apertar no botão que representa o que você deseja adicionar (um campo de texto, e-mail, URL, data, checkbox, etc) conforme a imagem:

Exemplo botões do formulário

4. Após escolher o campo aparece um formulário com algumas opções possíveis para aquele campo (se ele é obrigatório, um valor padrão, etc) conforme imagem:

5. Na aba “Mail” são definidas as opções do e-mail que é enviado a partir do formulário (e-mail de origem, e-mail de destino, assunto, corpo da mensagem, anexos). Note que as opções com valores entre colchetes “[]” representam valores preenchidos pelos usuários nos campos do formulário (ex. [your-name] = Nome preenchido pelo usuário)

(Adicionar imagens da aba Mail e relação dos campos [] com o formulário)

Integração com o reCAPTCHA (anti-spam)

Devido a robôs que vasculham a internet procurando por formulários de e-mail para enviar spam (propagandas, promoções, etc) é comum utilizar algum mecanismo que previna os mesmos, o plugin possui uma integração com o sistema da Google chamado reCAPTCHA. Para habilitá-lo basta seguir os passos:

1. Acessar https://www.google.com/recaptcha e clicar no botão “My reCAPTCHA” na parte superior direita.

2. Autenticar-se com seu e-mail da Google.

3. Agora na página de controle dos seus CAPTCHAS registrados é possível adicionar uma página nova.


4. Serão fornecidas duas chaves (Site key e Secret key), basta copiá-las para os respectivos campos na página “Integration” do plugin.


5. Agora será possível inserir o componente “reCAPTCHA” nos formulários através do botão na aba “Form”.