Alterando Dominio

Atenção: Para conseguir mudar seu domínio, você tem que ser um funcionário da UFSC (possuir SIAPE).

Para alterar o domínio, há dois passos:

1) Registrar o novo domínio

Para registrar um novo domínio, vá no IdUFSC (https://idufsc.ufsc.br/).

Depois que você logar na sua conta, no menu superior horizontal, clique na opção “Nuvem”(1) e abaixo deste menu, há varias guias, então selecione a guia “Domínios”(1.2). Nesta página haverá todos os domínios registrados, do lado esquerdo tem um botão “Novo Domínio”(2) em cima da lista de domínios já cadastrados. Clique nele e abrirá uma caixa para você registrar seu novo domínio. A primeira opção é o Tipo do domínio(3), nesta caixa de seleção deixe ele como direto. Abaixo tem o Nome do domínio(4), coloque o nome que você deseja para o dominio do seu site e que você adicionará lá no Mapeamento de domínio da “Área restrita” do seu site. Logo abaixo, tem a Descrição, (5) e depois, para onde apontará o seu domínio, no seu caso, selecione o template Páginas@UFSC(6) e mais a baixo, clique no botão Criar domínio(7) quando estiver tudo certo.

registrar dominio

 

2) Mapeando o novo domínio no seu site

Vá na “Área restrita” do Paginas@UFSC, no menu lateral esquerdo vá em “Ferramentas”(1) > “Mapeamento de domínio”(2), talvez seu menu contenha duas opções de Mapeamento de domínio, selecione a primeira. Abaixo de “Add new domain”, digite o domínio que você criou no passo acima. Exemplo: novo.ufsc.br(3)

Atenção: Existem certas regras de nomenclatura que são exigidas para um domínio, dê uma lida nelas antes de alterar o seu, caso ele não esteja de acordo, ele será excluído. http://setic.ufsc.br/diretrizes-url/

Caso você queira esse domínio como o seu principal (domínio primário), selecione a caixa de checagem logo abaixo do campo com o nome do domínio, a opção “Domínio primário para este blog”. Para validar a ação clique no botão “Add”(4) abaixo do caixa de checagem.

Siga esta imagem abaixo, caso surja alguma dúvida:

add mapeamento

Atenção: Caso a alteração seja só do nome, sem tirar o “paginas” do dominio, por exemplo, se o seu site tivesse esse nome “primeiroex.paginas.ufsc.br” e você quisesse colocar também esse outro nome “segundoex.paginas.ufsc.br”, você não precisará criar esse novo nome como descrito no passo (1) acima, basta adicioná-lo diretamente como ensinado nesse passo (2), porém se você quiser mudar para “segundoex.ufsc.br”, aí não tem geito, você terá que fazer o procedimento do passo 1 também.

registrar dominio